quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


A linhaça é a semente do linho, uma planta fibrosa de onde se extrai material para a indústria de confecções, daí a origem do tecido linho, mas seus benefícios foram além das roupas e a linhaça acabou virando a queridinhas das prateleiras das lojas de produtos naturais pelos benefícios que proporciona, e os benefícios não são poucos, veja:

Linhaça – Propriedades


A linhaça possui alta concentração de proteínas, minerais e vitaminas entre elas a vitamina E, o ômega-3 e o ômega-6, a isoflavona e o fitoesteróide, mas é importante saber que apenas a linhaça dourada possui grandes doses desses nutrientes, tornando-se a mais indicada ao consumo

Linhaça Dourada x Linhaça Marrom

A linhaça dourada, proveniente de climas frios, é muito mais rica em ômega-3, ômega-6, ômega-9 e gorduras polinsaturadas além de serem cultivadas sem agrotóxicos, já a linhaça marrom, mais fácil de encontrar e mais barata, possui pouco ômega-3 e é produzida sem muito rigor, o que a torna menos indicada.

Linhaça emagrece?

Se você quer saber se a linhaça emagrece, a resposta é sim, linhaça emagrece.
Por ser rica em fibras, a linhaça sacia a fome e estimula o intestino, ajudando a emagrecer e de quebra atua na regularização do intestino.

7 Benefícios da Linhaça Dourada

  1. A vitamina E presente na casca da linhaça dourada combate o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas;
  2. O ômega-3, ômega- 6, ômega-9 e as gorduras polinsaturadas presentes na linhaça dourada são poderosos aliados no combate a problemas cardiovasculares, obstrução de artérias e redução do mau colesterol (LDL);
  3. A semente de linhaça possui grande quantidade de isoflavona, fitoesteróide e lignana que exerce o mesmo papel do estrogênio (hormônio feminino) amenizando a TPM e a menopausa;
  4. A linhaça por ser rica em fibras, sacia a fome e estimula o intestino, servindo como forte aliada no emagrecimento e na regularização do intestino;
  5. A semente de linhaça possui componentes anticancerígenos e antioxidantes;
  6. Por ser rica em fibras, a semente de linha é um poderoso desintoxicante;
  7. A linhaça dourada auxilia no combate a diabetes e a hipertensão;

Semente de linhaça x farinha de linhaça x óleo de linhaça

A linhaça pode ser encontrada e consumida de várias maneiras, mas as mais comuns são a semente de linhaça triturada, a farinha de linhaça e o óleo de linhaça. Os três possuem os mesmos benefícios e a única diferença é a maneira de consumi-los
A linhaça triturada é muito utilizada no preparo de bolos e biscoitos, pois seus pequenos pedaços deixam esses alimentos mais crocantes. A linhaça triturada também é ótimo acompanhamento aos cereais matinais.
A farinha de linhaça, muito utilizada por quem faz dieta tanto para emagrecer quanto para engordar, é a semente da linhaça moída até virar farinha e pode ser consumida misturada a bebidas como sucos e vitaminas.
O óleo de linhaça encontrado em cápsulas é uma alternativa aqueles que preferem uma solução rápida, prática e sem gosto, basta ingerir a cápsula de óleo de linhaça diariamente para obter os mesmos benefícios.
A obesidade já é um problema de saúde pública.

Muitas pessoas reclamam do efeito sanfona, engorda e emagrece, sem conseguir manter um peso adequado. Essa realidade incomoda muito as mulheres do que os homens, mas os dois possuem problemas com a balança, o que muitas vezes pode causar até problemas de saúde como a diabetes.
Para acabar com a briga entre “homem e balança” a maioria das pessoas recorrem as dietas práticas e rápidas, mas nem sempre conseguem segui-las a risca ou terminar com o “projeto”. Nunca se falou tanto em amagrecer e ter um corpo perfeito como nos últimos tempos e isso vale tanto para homens quanto para mulheres que vivem em busca de um corpo mais que perfeito. E para conseguir este objetivo vale de tudo como ler revistas sobre o assunto, malhar mais ainda, regular a alimentação e assistir programas de televisão.
É com muita informação que se é totalmente possível estar a par de todas as formas e modos de fazer uma dieta muito equilibrada e voltada para o seu bem-estar. E muitos programas de televisão têm comnetado muito sobre alguns tipos de dietas que tem dado certo como é o caso da dieta da linhaça.
Um novo “produto” foi descoberto para acabar com esse efeito sanfona, no Globo Repórter houve uma reportagem onde os participantes comem linhaça para emagrecer.
A linhaça existe em três tipos: A linhaça dourada apresenta uma maior quantidade de ômega-3 e ômega-6 em comparação com a linhaça marrom integral e a linhaça marrom desengordurada. A linhaça tem mais gorduras poliinsaturadas, que são benéficas, protetoras do coração.
A dieta conta com óleo de peixe misturado com doce de morango sem açúcar, que também é rico em ômega-3 e ômega-6. São três colheres medidas todos os dias, no café da manhã o paciente pode passar a geléia na torrada ou no biscoito.
A linhaça é um dos alimentos mais ricos em fibras, o que promove a saciedade no café da manhã e ajuda a pessoa que deseja emagrecer e reduzir a sua ingestão alimentar ao longo do dia. A linhaça, além de ser misturada no óleo de peixe, pode ser colocada no iogurte, no leite ou no suco de fruta.
Já para as pessoas que trabalham muito a idéia é fazer um sanduíche com pão integral, substituindo o arroz, uma cenoura ralada, alface e peito de frango grelhado. A vontade que as pessoas têm de estarem em forma e com uma saúde de ferro é grande, mas lembre-se de consultar um nutricionista antes de entrar em uma dieta rigorosa por conta própria.
Caso esteja muito afim de emagrecer e deseja fazer isso zelando sempre pelo melhor da sua saúde e bem-estar é bom ir a fundo sobre todos os detalhes que regulam a dieta da linhaça. No mais, caso ache que esta seja a melhor forma para se perder peso é bim ir logo colocando esta erva na sua dieta.

Um comentário:

  1. Você esteve entre os meus "blogs recomendados" o ano inteiro. Não vai ser agora que vamos nos separar.

    2011 está no fim, e 2012 está chegando, carregado de sonhos. Só precisamos torná-los realidades. Vamos tentar?

    Muita saúde e paz!!!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir

Voce tambem pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vídeo não pode ser exibido.